Cirurgia da Vesícula Biliar

Cirurgia da Vesícula Biliar – a causa mais comum de cirurgia da vesícula biliar é a pedra na vesícula. A cirurgia realizada para esta doença é chamada de colecistectomia, que significa retirada da vesícula.
Os sintomas mais comuns associados a pedra na vesícula são:
– A dor abdominal geralmente localizada no lado superior direito do abdômen (próximo a costela) ou na boca do estômago, podendo disseminar para o meio da barriga, às costas ou ombro direito.
– Febre baixa
– Enjôo, sensação de empanzinamento ou vômitos
A cirurgia é o tratamento de escolha para pacientes com sintomas, e pode ser realizada pela via laparoscópica.
Alguns pacientes sem sintomas, mas com doenças degenerativas progressivas, cálculos pequenos, dificuldades de acesso ao sistema de saúde, entre outros, podem ter a cirurgia indicada.
A laparoscopia é a técnica cirúrgica de escolha, sendo realizada através de 4 pequenas incisões no abdômen, por onde são inseridas uma câmera e 3 pinças, através das quais é realizada a retirada da vesícula.
O tempo médio de duração da cirurgia é de 60 a 75 minutos.
De um modo geral é uma cirurgia segura, e a necessidade da conversão para a cirurgia aberta (realização do corte tradicional para completar a cirurgia) é de 1% em pacientes jovens e saudáveis. Esse número aumenta para 1,4% a 7,4% quando há escape de pedras para fora da vesícula, e chega a até 30% em pacientes homens, acima de 50 anos, com quadro de infecção aguda da vesícula; ou pacientes com cirurgia abdominais prévias; ou que se apresentem com febre alta e repetidas crises de vesícula.
Os riscos referentes a cirurgia laparoscópica são:
– Presença de pedra fora da vesícula (colédocolitíase residual): 4 a 40%
– Infecção de ferida operatória: 1%
– Necessidade de reoperação: 0,8%
– Trombose venosa profunda: 0,2%
– Pneumonia: 0,2%
– Complicações cardíacas: 0,1%
– Insuficiência renal: 0,1%
– Morte: 0,1%
– Complicações referentes a gravidez: Perda fetal de 4% (cirurgia não complicada) até 60% em pacientes com pancreatite.
Fonte: Colégio Americano de Cirurgiões