O refluxo, marcado pela passagem do líquido digestivo, do estômago para o esôfago, devido a um mal funcionamento do esfíncter esofageano inferior, válvula que deveria impedir a passagem no sentido contrário da deglutição, localizada entre o esôfago e o estômago.
Este distúrbio pode ocorrer por diferentes motivos, e em boa parte dos casos, alterações na dieta e tratamento medicamentosos são suficientes.
No entanto, em alguns casos, a falha do esfíncter se apresenta mais intensa, retornando o refluxo assim que a medicação é encerrada. Há também quadros de doença mais acentuada ou com complicações, como o esôfago de Barrett ou a estenose do esôfago.
Nesses casos, o tratamento cirúrgico pode ser indicado, para uma correção definitiva, impedindo o agravamento das inflamações causadas pelo ácido gástrico nas paredes do esôfago.
Existem diferentes métodos cirúrgicos para correção do esfíncter, e contar com a avaliação de um cirurgião experiente para definição e realização do melhor procedimento é indispensável.